Home » INCA » Estrutura » Hospital do Câncer III
Hospital do Câncer III (HC III)
 [Diretoria] [Serviços] [Atendimento] [Produção] [Acreditação Hospitalar]
O Hospital do Câncer III (Ex- Luiza Gomes de Lemos e ex-Pioneiras Sociais) desempenha um importante papel na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, participando ativamente dos programas de pesquisa e treinamento desenvolvidos no INCA. Localizado na zona norte do Rio de Janeiro, o HC III presta assistência médico-hospitalar gratuita, provendo confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico.
A  educação comunitária também é outra característica marcante desta unidade do Instituto. Diariamente, são realizadas palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama para as mulheres que procuram o hospital. Há anos esta atividade revela-se extremamente valiosa do ponto de vista educativo, já que as participantes tornam-se multiplicadoras das informações recebidas junto ao seu círculo de convivência. Outra atividade é o Grupo de Pacientes Mastectomizadas, coordenado por uma assistente social e uma psicóloga, que se reúnem semanalmente com as pacientes e seus familiares. Casos individuais são encaminhados para apoio de psicólogos do HC III.

O HC III ocupa 10.500 m² de área construída e a unidade de internação tem nove andares. São 52 leitos ativos, quatro salas de cirurgia, centro radiológico e radioterapia, laboratório, e farmácia. O Hospital conta com equipamentos de radiologia de última geração, incluindo tecnologia de mamografia com esterotaxia para localização de lesões impalpáveis da mama.

Para ser atendido no HC III como em qualquer hospital do INCA, é necessário que o paciente seja encaminhado por um médico com o diagnóstico confirmado de câncer (laudo de biópsia ou punção) ou com forte suspeita de câncer (exame de radiografia, tomografia ou ressonância magnética). Saiba mais.

Acreditação Hospitalar
Em 2007 o Hospital do Câncer III tornou-se a pimeira unidade do INCA a receber a Certificação Internacional de Acreditação pela qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de Acreditação Hospitalar no HC III, iniciado em 2004, durou aproximadamente dois anos e meio e envolveu os mais de 600 profissionais do hospital. O objetivo mediante a Acreditação é 
melhorar o desempenho de todos os serviços e segmentos na Unidade e a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes. Leia mais

História
A história do Hospital do Câncer III começa em 1956, quando foi criado como uma das unidades da Fundação das Pioneiras Sociais para atendimento ambulatorial, tornando-se um centro de rastreamento de câncer ginecológico e mamário. Em 1977, foi construída a unidade hospitalar de internação (Hospital Santa Rita), passando a ser denominado Instituto Nacional de Ginecologia Preventiva e de Reprodução Humana. Com a extinção deste Instituto, em 1982, o conjunto (ambulatório e hospital) passou a chamar-se Centro de Ginecologia Luiza Gomes de Lemos, com atividades ambulatoriais e cirúrgicas, ginecologia e mastologia.

Em setembro de 92, com a extinção da Fundação das Pioneiras Sociais, o Centro de Ginecologia foi incorporado ao Instituto Nacional de Câncer, tornando-se a Unidade Hospitalar III. Em 1999, o Hospital do Câncer III foi transformado em unidade exclusivamente dedicada ao tratamento do câncer de mama.
HC III
Rua Visconde de Santa Isabel, 274 - Vila Isabel
20560-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-3700 Fax: (21) 3207-3960


Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação