Home » INCA » Voluntariado INCA
[Como doar] [Seja um voluntário] [Notícias]
A modelo Daniella Sarayba apoia o INCAvoluntárioA Área de Ações Voluntárias do INCA, também conhecida como INCAvoluntário, é responsável pelo planejamento e promoção de ações voluntárias educacionais, recreativas, culturais, de lazer e geração de renda para os pacientes do Instituto. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus acompanhantes. Atualmente, o INCA conta com mais de 600 voluntários.

Como surgiu o INCAvoluntário

O trabalho voluntário no Instituto remonta à década de 50, quando as pessoas participavam espontânea e gratuitamente de campanhas para arrecadar fundos para ajudar aos pacientes carentes do INCA. A partir da organização de grupos e associações de voluntários, nos anos 80, surgiu em 2001 o INCAVoluntário com o objetivo de organizar todas as ações institucionais empreendidas nessa área.

 


Manual_do INCAvoluntário_2009 (pdf)



 

Folheto

 


Newsletter

Relatório_de Atividades
2009

Relatório_de_atividades.2010

Relatorio de atividades 2011

Ações do INCAvoluntário

O INCAvoluntário desenvolve uma série de atividades para os usuários do Instituto, principalmente nas unidades hospitalares. Todas as iniciativas são planejadas e coordenadas por esta área do INCA, em parceria com os mais de 600 voluntários. Entre as ações estão apoio aos pacientes, humanização do ambiente hospitalar e captação de recursos.

Apoio ao Paciente - A missão do INCAvoluntário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes, promovendo e apoiando atividades de inclusão social e o resgate da cidadania. A maioria das pessoas que chega ao INCA está fragilizada por causa da doença e pode ficar com a autoestima baixa ao longo do tratamento.

 - Pacientes internados e acompanhantes - Além de oferecerem apoio, por meio da escuta de problemas e sentimentos, os voluntários estão sempre atentos às necessidades dos usuários do Instituto, promovendo nas enfermarias atividades de lazer, para proporcionar momentos de entretenimento, e ajudando na alimentação dos pacientes. O voluntariado promove ainda serviços de embelezamento tanto para pacientes internados quanto para ambulatoriais, como de cabeleireiro, manicure e maquiagem. Essas ações contribuem para aumentar a auto-estima dos pacientes.

- Pacientes em tratamento ambulatorial - Ao chegarem a uma das unidades do INCA, pacientes e acompanhantes são recebidos por voluntários que estão sempre prontos para ajudar na localização de serviços e setores, além de oferecer algum apoio caso o paciente precise, como providenciar cadeiras de rodas. Esta atividade é chamada de Acolhimento ao Paciente. Além disso, para preencher o tempo dos usuários que estão aguardando atendimento são realizadas, no ambulatório, oficinas de artes e trabalhos manuais e distribuídas revistas. Para os pacientes infantis, o voluntariado conta, no ambulatório da Pediatria, com sala de recreação, na qual regularmente são promovidas apresentações teatrais e de mágica, visitas de artistas, contação de histórias, e, diariamente, oficinas de desenho e dobraduras de papel (origami). O espaço dispõe ainda de jogos variados e livros.

- Pacientes em acompanhamento - Pacientes em fase de reabilitação e seus acompanhantes têm à disposição diversas atividades que contribuem para encontrar uma nova fonte de renda. O objetivo é oferecer uma alternativa para os pacientes que muitas vezes precisam parar de trabalhar devido a tratamentos longos ou por alguma impossibilidade física. Atualmente, há aulas de alfabetização, informática, inglês, poesia, confecção de chinelos, arte com reciclagem, confecção de potes, pintura em tecido, vidro e gesso, costura, crochê, bordado e tapeçaria.

- Oficinas de mútua ajuda - Semanalmente, um grupo de pacientes laringectomizados (submetidos à cirurgia de retirada da laringe, devido a tumor no órgão) se reúne no INCA para praticar exercícios de reabilitação da voz e trocar experiências. As reuniões ocorrem sob a orientação de uma fonoaudióloga do Instituto.

- Pacientes em condições financeiras desfavoráveis - São encaminhadas pelo Serviço Social da instituição para receberem alguns benefícios que garantem a continuidade do tratamento, como auxílio transporte, fraldas descartáveis, material de higiene pessoal e bolsa de alimentos. A alimentação adequada é fundamental para que o tratamento seja eficaz. Em muitos casos, ao continuar o tratamento em casa, o paciente não obtém melhora no quadro de saúde, pois não tem recursos para manter uma alimentação equilibrada. Para isso, são doadas bolsas de alimentos por até quatro meses seguidos. Os pacientes também contam com o Banco de Empréstimos, que disponibiliza equipamentos - cadeiras de rodas e higiênicas, nebulizadores, aspiradores, etc. - por um período para os que não têm condições de comprar.

Humanização do ambiente hospitalar - Para tornar a estrutura hospitalar mais parecida com a de uma casa, proporcionando sensação de bem-estar e segurança ao paciente, o INCAvoluntário adquire móveis e objetos de decoração para clínicas e setores das unidades hospitalares. São aparelhos de televisão, quadros, cadeiras mais confortáveis, entre outros objetos.

O voluntariado ainda promove eventos nas datas comemorativas, como, por exemplo, dia das Mães e dos Pais. Também são organizadas festas no Dia das Crianças e no Natal para pacientes internados e ambulatoriais, nas quais personalidades e artistas homenageiam e visitam os pacientes.

Os voluntários realizam ainda atividades culturais e de lazer para os pacientes e acompanhantes, como sessões de cinema, saraus, peças de teatro, bingos, happy hours, jogos, shows e recreação para pacientes infantis.

Apoio às mobilizações do INCA -A Área de Ações Voluntárias do INCA também oferece apoio aos grandes eventos do Instituto, como o Dia Mundial Sem Tabaco e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e às campanhas internas, como a de Vacinação de Idosos contra a Gripe.

Captação de recursos humanos e financeiros - Para conseguir novos doadores de sangue e de plaquetas, foi criado um grupo que, treinado pelo Serviço de Hemoterapia, percorre o ambulatório do Banco de Sangue e outros setores do INCA distribuindo material informativo e esclarecendo as principais dúvidas sobre doação de sangue e de plaquetas.

Já para arrecadar recursos financeiros, o INCAvoluntário mantém quatro bazares permanentes. Neles, são vendidos produtos novos e usados, doados por pessoas e empresas, ou confeccionados por voluntários e pacientes.

Os bazares encontram-se nas unidades hospitalares Hospital do Câncer I, Hospital do Câncer II e Hospital do Câncer III e na Rua Washington Luis, n° 35, Centro.

Seja um voluntário

Como doar

Área de Ações Voluntárias do INCA - INCAvoluntário
Rua Washington Luiz, 35 - sala 317
20231-092 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-4586 ou 3207-4585  Tel/Fax: 3207-4585


Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação