Home » Seja um voluntário
[Como doar] Seja um voluntário [Volta]

Para ser voluntário do INCA é necessário, além de amor ao próximo e vontade de ajudar, atender a alguns requisitos, pois, ao tornar-se voluntário, a pessoa assume um compromisso com a instituição e, principalmente, com os pacientes.

O candidato precisa ter amadurecimento emocional e psicológico para enfrentar a realidade de uma instituição que trata de câncer. Também é importante ter disciplina para respeitar rigorosamente as normas e não prejudicar a assistência ao paciente. Além disso, é essencial que exista comprometimento, já que, uma vez assumido o compromisso de prestar serviço em um determinado dia e horário, esta deve ser a prioridade do voluntário. Os voluntários recrutados e selecionados pelo INCAvoluntário trabalham junto às equipes de saúde do INCA. Confira abaixo os requisitos e procedimentos para ser um voluntário do INCA.


O que é necessário saber antes de se tornar um voluntário?

- O INCA possui normas e orientações institucionais que devem ser seguidas;

- Não é oferecida ajuda de custo para transporte e alimentação;

- O voluntário não desenvolve atividades religiosas, pois o INCA é uma instituição pública e, portanto, segue os princípios da filosofia laica, ou seja, a neutralidade em relação às religiões;

- O voluntário, ainda que profissional da área da saúde, não pode trabalhar na assistência. Para tanto, o Instituto conta com profissionais do Ministério da Saúde e contratados pela Fundação do Câncer, que apoia o INCA.


Quais são os requisitos para ser voluntário?

- Ser maior de 21 anos e com documentação em dia;

- Possuir disponibilidade para o trabalho voluntário de quatro horas fixas por semana; não trabalhamos com escala; não há trabalho voluntário à noite nem nos fins de semana;

- Caso sejam ex-pacientes de câncer, o fim do tratamento precisa ter ocorrido há pelo menos um ano (fase de controle);

- Caso tenham tido casos de câncer na família (paciente em controle da doença ou que tenha falecido) é necessário ter pelo menos um ano do fim do tratamento ou do falecimento.


Onde o voluntário irá atuar?

No INCA, as pessoas podem realizar trabalhos voluntários nas cinco unidades assistenciais do Instituto. Além disso, pode atuar na Central de Doações, nos bazares e no hotel, onde se hospedam pacientes em tratamento no Centro de Transplante de Medula Óssea.


Como se candidatar?

Os interessados devem entrar em contato com o INCAvoluntário, às segundas-feiras, pelos telefones (21) 3207-4586, 3207-4585 ou 3207-4603, e agendar sua participação em uma reunião de recrutamento. As vagas são limitadas.

Na primeira reunião, será solicitada a doação de alimento não perecível para as bolsas de alimentos distribuídas aos pacientes. Caso o voluntário desista ou não seja selecionado, o item não será devolvido.


Como ocorre a seleção?

Na reunião de recrutamento, o candidato conhecerá a estrutura do INCA e do INCAvoluntário, assim como as normas gerais do serviço voluntário na instituição e preencherá a ficha de inscrição.

A seleção será feita com base nas informações contidas na ficha e em entrevista com a supervisão do INCAvoluntário e o supervisor da atividade escolhida pelo voluntário. Caso o candidato tenha o perfil e a disponibilidade de tempo adequados à vaga, ele será convidado a participar do treinamento com os profissionais da assistência.

Importante: O não comparecimento a uma das fases do processo implicará no desligamento do candidato.

Fonte: INCAvoluntário
Área de Ações Voluntárias do INCA - INCAvoluntário
Rua Washington Luiz, 35 - sala 317
20231-092 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-4586 ou 3207-4585  Tel/Fax: 3207-4585


Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação