Home » O PQRT
 Cursos a distância - Inscrições
Curso a distância em português Braquiterapia de Alta Taxa de Dose para Físicos

Curso a distância em espanhol Braquiterapia de Alta Tasa de Dosis para Físicos

O Serviço de Qualidade em Radiações Ionizantes do INCA é responsável pelos programas de Qualidade em Radioterapia (PQRT) e de Qualidade em Mamografia.

O Programa de Qualidade em Radioterapia (PQRT) foi criado em 1999 como projeto-piloto por iniciativa conjunta do INCA e da Associação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abifcc).

Inicialmente previsto para ser concluído até 2002, depois de atender a 33 instituições participantes, passou a integrar em 2003, graças ao seu sucesso e com aprovação do Ministério da Saúde, a estrutura da atual Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica do INCA.

O Programa de Qualidade em Radioterapia (PQRT) tem como objetivos:

- Atuar junto a todas as instituições, preferencialmente as que atendem ao SUS, implementando ações e realizando medidas de controle de qualidade, para que cada uma, de acordo com seu estágio tecnológico, proporcione a seus pacientes a aplicação desse tipo de terapia com qualidade e eficiência;

- Estimular e promover a capacitação dos profissionais vinculados à radioterapia.

Atualmente, sua meta é atender, prioritariamente, a todas as instituições prestadoras de assistência no âmbito do SUS que possuam serviços de radioterapia.


PQM – Programa de Qualidade em Mamografia
O Programa de Qualidade em Mamografia (PQM) também teve início com um projeto-piloto, desenvolvido pelo INCA em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR. De março de 2007 a agosto de 2008, foram avaliados 53 serviços de mamografia do SUS no estado da Paraíba (11 serviços) e nas cidades de Belo Horizonte (18), Goiânia (13) e Porto Alegre (11). Ao final do projeto, identificou-se a necessidade de prosseguir com as ações de controle da qualidade da mamografia em todo o país como um programa nacional. Por ocasião das visitas de avaliação aos pólos do projeto piloto, foram capacitados 126 técnicos em radiologia e 57 radiologistas, além da capacitação dos técnicos das vigilâncias sanitárias locais.

Objetivo geral
Implementar ações nacionais com a finalidade de aprimorar a qualidade das mamografias, no contexto das ações de detecção precoce do câncer de mama, por meio de parcerias com Secretarias de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre outros.

Objetivos específicos
Elaborar e implementar instrumentos de garantia da qualidade da imagem, do laudo/diagnóstico e da dose de radiação empregada (controle de risco); Elaborar critérios para o credenciamento e monitoramento contínuo dos serviços de mamografia do SUS (Portaria SAS/MS);
Elaborar e implementar um sistema automatizado de coleta, processamento e gerenciamento de informações;
Qualificar os recursos humanos para contribuir com a qualidade dos serviços de mamografia.

Metodologia de atuação do Programa
Apoio aos órgãos municipais e estaduais de Vigilância Sanitária na organização das atividades de avaliação dos serviços de mamografia e no treinamento de seus técnicos;
Apoio às Sociedades de Radiologia na qualificação dos serviços de mamografia;
Mensuração anual da dose de radiação empregada nos exames, por via postal, para os serviços de mamografia apoiados pelo programa;
Mensuração mensal da qualidade da imagem de simulador radiográfico de mama (phantom), por via postal, para os serviços de mamografia apoiados pelo programa.
Oferta de treinamento local e à distância nos processos relacionados à qualidade da mamografia.
Portaria GM/MS nº 2898 de 2013
(que substituí a Portaria GM/MS nº 531 de 2012)
Anexos: I II III IV

Para se inscrever no PNQM acesse o link https://qiid.inca.gov.br

 

     
Avaliações Individuais
Login:

Senha:



Rua do Rezende, 128/322, Centro - CEP 20231-092
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Fone: (55)(21) 3207-4506 / 4542 / 4546 / 4553 e 4544
Fax: (55)(21) 3207-4545